Ontem, Alagoas comemorou 197 anos de emancipação políica.
A comarca de Alagoas foi criada por alvará em 1817 como consequência da Revolução Pernambucana para castigar os revoltos pernambucanos e recompensar os proprietários rurais alagoanos que haviam se mantido fiéis ? Coroa, tornando-se assim uma província independente.
Um dos 27 estados da federação, mãe de filhos ilustres como os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, Arthur Ramos, Heckel Tavares, Aurélio Buarque de Holanda, Jorge de Lima, Graciliano Ramos, Lêdo Ivo, Pontes de Miranda, Marcos Bernardes de Mello, Octávio Brandão, Aldo Rebelo, dentre tantos outros que hoje já passam dos 3 milhões. Agraciados com praias-piscinas que invadem seu território, que se estende até o rio que embeleza ainda mais a caatinga. E com riquezas culturais ainda maiores que as naturais e que tanto orgulha seu povo trabalhador.
Alagoas teve seus municípios lembrando sua emancipação. Maceió, Marechal Deodoro, Delmiro Gouveia, Arapiraca, São Miguel dos Campos, cada um a seu modo celebraram a data.
Em Maceió, o tradicional desfile aconteceu no Estádio Rei Pelé com o tema? “Alagoas: Educação para a Paz-Arte, Cultura e Esporte”, reunindo mais de 4 mil pessoas. A abertura solene do desfile? cívico não contou com a presença do governador Teotônio Vilela, que não compareceu ao evento. Em seu lugar, a? secretária de Educação do Estado, Stella Albuquerque se pronunciou.
por Mariana Moura e Claudia Petuba