19/02: O dia do Esportista e o esporte no Brasil e em Alagoas

Estudantes, servidores e professores unificam a luta em ato no centro de Maceió
fevereiro 20, 2017
PCdoB se organiza no Benedito Bentes
fevereiro 20, 2017

Nesta quinta-feira 19, o país comemora o Dia do Esportista, profissão que tem espaço especial no turismo pela importância estratégica do esporte em véspera de ano olímpico. Dados do Ministério do Turismo mostram que o esporte foi a principal motivação de 5 milhões de viagens domésticas em 2014, geradas principalmente pela Copa do Mundo que atraiu cerca de 1 milhão de estrangeiros de 203 países para o Brasil, o que rendeu US$ 1,58 bilhão em divisas para o País.

Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, há um amplo espaço para otimizar os ganhos para o esporte e o turismo nacional:? “Com o estímulo e o desenvolvimento de novos produtos que aliem turismo e esporte, ganhamos tanto na diminuição dos efeitos da sazonalidade em alguns destinos, quanto na comercialização de produtos e serviços agregados”.

A construção, reforma ou expansão de novos estádios, a profissionalização dos campeonatos nacionais de diversas modalidades, o intercâmbio de experiências por meio de congressos e feiras focados em nutrição ou tecnologia esportiva abrem perspectivas para o desenvolvimento do turismo por meio do esporte.

Em Alagoas, o campeonato alagoano que apenas começou? já levou mais de 40 mil pessoas ao estádio Rei Pelé? que construiu seu? Centro de Treinamento com o recurso do projeto nacional do governo federal de reforma e expansão de estádios.

Para a Secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba que parabeniza os esportistas pela comemoração do dia,? “atleta tem uma? concepção ampla. Existem os atletas amadores e os profissionais e todos eles lidam com vitórias e derrotas nos ensinando a perder com dignidade e vencer sem prepotência. O? importante é? compreender a necessidade do esporte como atividade rotineira, pois somatiza um aprendizado e no geral? faz com que a sociedade tenha ganhos na convivencia social”.

Para 2016, a expectativa é que entre 350 mil e 500 mil turistas internacionais visitem o Brasil durante os Jogos Olímpicos. Antes disso, já em 2015, estão previstos uma série de eventos-teste no Rio de Janeiro, o que deve aumentar o fluxo de atletas e visitantes na cidade.

 

Por Mariana Moura com informações do Ministério do Turrismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *