Claudia Petuba em debate sobre Sistema Eleitoral e financiamento de campanha

Presidente estadual do PCdoB debate hoje sobre Sistema eleitoral e Finaciamento de campanha
fevereiro 20, 2017
Mariana Moura lança seu primeiro livro
fevereiro 20, 2017

Na noite de ontem, foi realizado um debate interessante na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, promovido pela direção. Envolvidos no momento eleitoral do ano de 2014, suas contradições e suas expectativas, o tema foi “Sistema eleitoral e financiamento de campanha”.

Pedro Guido, auditor aposentado da Receita Federal, abriu a palestra de um modo didático. Explicou para os jovens, muitos deles eleitores pela primeira vez, as funções dos poderes legislativo e executivo. Depois deu continuidade ao discurso levantando a bandeira de que o voto dificilmente conseguirá ser uma ferramenta de mudança.

Claudia Petuba, espírito jovem liderando o Partido Comunista em Alagoas, fez uma fala animada, rápida e esperançosa. Defendeu a importância da democracia, mostrando o quanto essa tem se consolidado nos últimos tempos. Levantou a importância para a participação da juventude ocorrida a partir das manifestações de junho de 2013 e defendeu, como faz nacionalmente o PCdoB, uma reforma Política de verdade, que amplie os espaços e canais da democracia indireta? e participativa cujas chances de disputa sejam dadas a? todos. É? preciso? garantir igualdade na disputa para que seja? justa, já que, de acordo com os dados que trouxe, a diversidade brasileira não está representada nos parlamentos. “É importante garantir mais participação da mulher, do negro, do homossexual, que,? embora constituam grandes parcelas da população, são sub representados? em prefeituras, governos estaduais e no Congresso Nacional”.

Defendeu também o fim do financiamento privado das campanhas eleitorais, pois os interesses privados das empresas acabam sendo impostos gerando poderosos lobbies e bancadas corporativistas nos parlamentos. O entendimento? levantado por ela é que os mandatos devem ser voltados exclusivamente para os interesses públicos e para o conjunto da população.

Foi uma noite interessante para os estudantes, os palestrantes e para a escola, que garantiu que as portas estão abertas.

 

 

Por Mariana Moura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *