No último sábado, 24, a Central das trabalhadoras e trabalhadores do Brasil de Alagoas realizou seu segundo um curso de formação para sindicalistas do estado, na Associação dos docentes da UFAL – Adufal.
No mesmo período em que ocorre o curso nacional realizado pelo CES (Centro de Estudos Sindicais), Alagoas prepara sindicalistas para os novos desafios sindicais e para conhecer a histórica luta dos sindicatos no Brasil.
Sindicatos como SINTEP, SINPRO, SINDCONAM participaram e contribuíram com o curso e suas temáticas que versaram desde a história dos movimento sindical? no mundo e no Brasil aos desafios do sindicalismo atual, passando pelas concepções de sindicalismo e socialismo e luta de classes e Estado.
O curso teve a duração de apenas um dia e, de acordo com o presidente da CTB Alagoas, Sinval Costa, “é necessário um sindicalismo cada vez mais politizado e de classe, para que os trabalhadores e trabalhadoras possam alcançar uma profunda consciência das mudanças econômicas e políticas das quais a humanidade precisa, rumo a uma sociedade justa, igualitária e humana – uma sociedade socialista.”
Por Mariana Moura