Às 08h30 da manhã deste sábado, 28 de junho, no auditório do Museu da Imagem e do Som (Misa), foi realizada a Convenção Eleitoral do PCdoB de Alagoas. O verde, o amarelo e o vermelho pintaram de esperança o evento, cujos objetivos eram a discussão e aprovação sobre as candidaturas e a posição do partido na batalha eleitoral desse ano.
Grandes comunistas, militantes de mais de dez cidades, representantes dos quatro cantos do estado de alagoas, vestiram a Seleção e o Partido, mostrando a cara e a convicção da construção de um Brasil Maior e um mundo melhor.
Liderado pela lucidez da jovem presidenta, Claudia Petuba, e do secretário de organização, Sinval Costa, a convenção debateu os cenários postos na ordem do dia pelas conjunturas nacional e internacional. Claudia Petuba fez sua intervenção de abertura reafirmando a necessidade da vitória das forças mais avançadas contra o perigo de retrocesso neoliberal, ressaltou a importância de Alagoas entrar na rota do desenvolvimento que o Brasil tem passado, derrotando o campo que tem governado o estado e elegendo os candidatos da Frente de Oposição, Renan Filho e Luciano Barbosa ao governo estadual, e Fernando Collor ao Senado.
O evento contou com a presença do ex-prefeito de Arapiraca e candidato a vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, que lembrou reiteradas vezes a importância e a participação consciente do PCdoB na história do país e frente ? realidade histórica de um dos estados mais violentos do Brasil, reforçou ainda a importância da Frente de Oposição para ganhar as eleições e para construir um governo que tire Alagoas do atraso.
PCdoB lança Edvaldo Nascimento para Deputado Estadual
A convenção também debateu o projeto eleitoral do partido e suas candidaturas, foi apresentada por consenso da Direção Estadual do partido a proposta da candidatura do professor e vereador em Delmiro Gouveia, sertanejo e militante das causas sociais, Edvaldo Nascimento, para resgatar a intervenção do partido na Assembleia Legislativa do estado de Alagoas. Com o número 65123, Edvaldo irá representar todo o partido na luta eleitoral, tendo todo o PCdoB unido em torno da campanha que levará o partido de volta ? Assembleia.
Em sua intervenção, Edvaldo fez questão de agradecer ao conjunto do partido pela confiança, segundo ele “representar o PCdoB, seus ideais e seu projeto, muito me honra e orgulha. Nosso desafio é o desenvolvimento de Alagoas”. Edvaldo é vereador pelo terceiro mandato em Delmiro Gouveia, estudioso da realidade alagoana, iniciou sua militância no Partido na década de 90 no movimento estudantil, foi diretor da UBES e da UESA, e hoje é professor da rede estadual de ensino, graduado em Pedagogia e mestre em Educação pela UFAL.
No ritmo da Copa das copas, os delegados reiteraram o apoio ? reeleição da Presidenta Dilma Rousseff e aprovaram por unanimidade o apoio ? s candidaturas de Renan Filho (PMDB) para o governo de Alagoas, Luciano Barbosa (PMDB) para vice, Fernando Collor (PTB) para o Senado Federal, e a candidatura de Edvaldo Nascimento para Deputado Estadual. A convenção aprovou ainda a resolução “Renovar a esperança do povo, derrotar o atraso e abrir um novo caminho de mudanças em Alagoas”, que reúne a opinião e as posições do partido nesta eleição.
Ao final ocorreu um dos momentos mais marcantes, a militância do partido realizou uma homenagem ? Mirelly Câmara pelas enormes contribuições dadas a luta dos comunistas, a camarada deixou a presidência municipal da direção de Maceió, que passa a ser exercida por Lindinaldo Freitas, tendo a vice-presidência da professora Alba Correia.
Para Claudia Petuba “o PCdoB amadurece, desbrava caminhos! Travaremos esta batalha no campo das ideias, nas redes e nas ruas. Com o sentimento de amor pelo povo, por Alagoas e pelo Brasil, com a nossa bandeira vermelha erguida, lutaremos para garantir que Alagoas possa viver um novo tempo, uma fase de esperança, de oportunidades e conquistas, uma realidade que os alagoanos merecem e precisam”. Com essa energia e convicção a convenção foi encerrada e deu espaço ao encontro da Torcida Socialista para empurrar o Brasil rumo ao hexa.
De Mariana Moura