PCdoB defende a unidade das forças democráticas e progressistas de Maceió

CTB de Alagos realizou seu 3º encontro Estadual no último sábado
fevereiro 20, 2017
UJS de Alagoas realizou seu II Seminário de Formação
fevereiro 20, 2017

O Comitê de Maceió do Partido Comunista do Brasil – PCdoB reunido em 31 de julho de? 2015, para tratar do quadro político atual e dos preparativos de sua Conferência Municipal,? aprovou importante documento, no qual analisa a atual conjuntura e conclama a unidade das? forças políticas democráticas e progressistas.

O PCdoB de Maceió manifesta sua preocupação com a evolução do quadro político? nacional que mantém ainda uma realidade política instável onde setores inconformados com a? vitória das forças progressistas nas últimas eleições tentam das mais variadas formas promover? ataques ? democracia e ? soberania do voto popular.

O anseio golpista, manifestado por diversos segmentos vinculados direta ou? indiretamente ao capital financeiro internacional, procura ser difundido pelos grandes meios de? comunicação do país como parte de uma ofensiva conservadora mais geral. Seu objetivo de fundo? é conter o protagonismo do Brasil no cenário internacional, barrar as conquistas sociais dos? últimos anos e destruir as forças políticas responsáveis pelo processo de mudanças ocorridas após? a vitória de Lula em 2002.

A necessária contraofensiva das forças patrióticas, defensoras da democracia e? interessadas na retomada do crescimento da economia, começa a dar sinais importantes. A? recente reunião da Presidenta Dilma Rousseff com os governadores dos estados da federação,? bem como um conjunto de iniciativas positivas, por parte do governo e dos partidos aliados,? contêm um significado de grande importância neste momento.

O mês de agosto será de grande mobilização e luta. Mais um capítulo da batalha das ruas? está chamado a acontecer com a convocação de atos no dia 20 de agosto contra o golpe, em? defesa da democracia, dos direitos sociais e trabalhistas, onde o movimento popular deve jogar? um papel importantíssimo.

É necessário unidade para a construção de uma alternativa para Maceió

Em meio a esse quadro mais geral é fundamental a unidade das forças políticas,? democráticas e progressistas nas mais diversas batalhas. Nesse sentido, torna-se salutar o debate? acerca da sucessão da prefeitura de Maceió entre todos os partidos desejosos de uma mudança? de rumos na condução da cidade.

Com quase três anos de gestão o prefeito Rui Palmeira (PSDB) já deixou um saldo? bastante negativo de seu mandato. Sua gestão vem sendo marcada pelo imobilismo e? precarização dos serviços públicos fundamentais ? população a exemplo das áreas da saúde e da? educação.

São questões cujos reflexos se apresentam desde a falta de remédios em postos de saúde,? o sucateamento das escolas municipais e o fechamento de espaços públicos voltados ao? atendimento da população, como no caso da Casa Maternal Denilma Bulhões no Benedito Bentes,? ao não cumprimento, até então, de propostas apresentadas durante a campanha eleitoral em? 2012. De uma forma geral, trata-se de uma gestão sem expressão e distante da vida e dos? problemas da maioria da população.

O que tem avançado em Maceió ocorre pela presença e pressão do governo federal,? como se pode observar no programa Minha Casa, Minha Vida e no repasse de recursos para? diversos programas voltados para o combate ? violência e a atenção básica aos maceioenses.

Dessa forma, é necessário a ? unidade das forças políticas que em 2014 marcharam juntas? para eleger a Presidenta Dilma Rousseff e o governador Renan Filho, derrotando as forças? políticas que hoje dirigem a prefeitura de Maceió.

A construção de uma alternativa ? atual gestão de Rui Palmeira (PSDB) necessita de? grande dialogo entre o conjunto das forças interessadas em construir outra realidade para? Maceió. O PCdoB defende esse dialogo e essa unidade com base no respeito mútuo e na defesa? da democracia, do desenvolvimento e de uma vida justa para nosso povo.

Tarefas dos Comunistas

No processo de conferências partidárias que ocorrerá neste segundo semestre, o PCdoB? de Maceió realizará, no próximo dia 22 de agosto, uma Plenária aberta a todos os militantes e? filiados. Será um momento de reflexão conjunta sobre os desafios do Partido e de preparação da? Conferência Municipal. Trata-se de um importante momento de construção do PCdoB e de? reflexão com a militância, amigos e filiados sobre os desafios políticos de nossa nação, estado e cidade.

O desafiador quadro político que vive o país exige o engajamento de todos na luta política? e de ideias, especialmente neste momento de grande acirramento e investida de setores? conservadores. É tarefa de todos os militantes o envolvimento na construção de um grande ato? no dia 20 de agosto.

O PCdoB conclama a unidade das forças progressistas impulsionando a luta em defesa da? democracia, da retomada do crescimento econômico, dos direitos sociais e trabalhistas e, nesse? momento de anseios golpistas, a defesa intransigente da legalidade constitucional, da soberania? nacional e do desenvolvimento do país.

 

Maceió, 31 de julho de 2015

Partido Comunista do Brasil

Comitê Municipal de Maceió

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *