Seguindo a tendência das pesquisas eleitorais, Renan Filho (PMDB) foi eleito governador de Alagoas no primeiro turno com mais de 52% dos votos válidos contra 33% do segundo colocado.
Na disputa ao governo, o candidato Benedito de Lira (PP) foi o segundo colocado, mas, pela falta de um terceiro candidato que desse equilíbrio ? campanha no estado, o segundo turno não aconteceu. Julio Cezar, do PSDB, ficou em terceiro na contagem dos votos válidos, seguido dos candidatos Mário Agra (PSOL), Joathas Albuquerque (PTC), Golbery Lessa (PCB), Coronel Goulart (PEN) e Luciano Balbino (PTN).
Renan Filho liderou todas as intenções de voto desde quando o nome dele estava sendo cogitado pelo grupo político que ele fazia parte. Quando a campanha começou, as três pesquisas Ibope, contratada pela TV Gazeta, apontavam a dianteira do candidato peemedebista. O senador Benedito de Lira sempre? em segundo lugar.
Renan Filho (PMDB) é o novo governador de Alagoas. Eleito com mais de 52% dos votos válidos – contra 33% do segundo colocado, Benedito de Lira (PP) –, ele chegou para votar no Colégio COC, na Ponta? Verde, por volta das dez e meia da manhã. Acompanhado da esposa, Renata Calheiros, e do filho Davi, ele disse
“Espero que o alagoano tenha ouvido bem as nossas propostas. Fizemos uma campanha muito boa, limpa e inédita, com a participação do eleitor por meio do? site. Discutimos os principais problemas de Alagoas e sinto que as pessoas compreenderam as nossas propostas. Esse é um momento único na? minha vida”, afirmou.
Pela manhã, Renan Filho votou no Colégio COC, no bairro de Ponta Verde, e estava acompanhado da esposa Renata e do filhoDavi. Ele já se dizia confiante na vitória e repetiu que estava preparado para encarar o desafio de ser governador de Alagoas, mas que a onda do ‘já ganhou’ não o tinha contaminado e que pesquisas eram apenas um retrato do momento, que a hora da verdade seria a partir das 17h com a abertura das urnas.
Por Mariana Moura