Na última quinta-feira, 21/08/14, estudantes da escola Professor Margarez Maria Santos Lacet, promoveram um vitorioso ato em defesa da educação. Levados pelo descontentamento em que a rede estadual de ensino se encontra devido o descaso dos oito anos do governo Vilela que, infelizmente, não promoveu melhorias significativas nos pilares educacionais.
As presenças da UBES, AESA, e UNE logo atormentaram a direção de uma das escolas do CEPA (complexo educacional), que proibiu a entrada dos mesmos na instituição. Contudo, mesmo com as tentativas de coibir a paralisação, nada foi capaz de reprimir a voz revoltosa dos militantes da educação.
O manifesto seguiu e juntos ocuparam a Secretaria Estadual de Educação de forma pacífica com apitaço, palavras de ordem, cartazes e muita disposição em cobrar uma solução para o caos e principalmente cobrar a notória ausência de professores na escola Margarez.
A situação perdurou com a presença da secretária adjunta e com uma das coordenadoras da 14º CRE, que prometeu enviar uma equipe no dia seguinte para fazer um levantamento dessas ausências e garantiu que até a sexta-feira da próxima semana a carência de professores será resolvida.
Segundo o presidente da AESA, Pedro Mendes, “Os estudantes mais uma vez mostraram o seu potencial. Nem mesmo a chuva e todas as dificuldades impostas foram suficientes para nos parar. Ocupamos a secretaria de educação, demos o nosso recado e saímos com uma proposta de solução. Os estudantes mostraram sua capacidade de indignação e juntos, com a AESA, mostraram que educação não é brincadeira”.
Por Arthur Lira