PCdoB elege nova direção e reconduz Luciana Santos ? presidência

Renato Rabelo: Nova luta pelo socialismo
novembro 20, 2017
Mauro Santayana: O fim do BNDES e o grande golpe do Brasil quebrado
novembro 22, 2017
Exibir tudo

Mobilizado, com a participação de 958 pessoas, entre delegados, convidados, delegação internacional, apoio e observadores, o PCdoB encerrou neste domingo (19) um Congresso histórico. Após mais de cinco décadas, o PCdoB lança? uma candidatura ? Presidência da República. Foi um Congresso onde o PCdoB demonstrou unidade, amplitude e ousadia.

Realizado em Brasília-DF, entre os dias 17 a 19, a plenária final ocorreu neste domingo e elegeu um Comitê Central de 131 integrantes. A proposta inicial contava com 127 nomes, entretanto, quatro nomes foram incorporados e aprovados pela maioria dos delegados e delegadas no Congresso, espaço de deliberação dos comunistas e que ocorre a cada quatro anos.

Com a direção eleita seus membros reconduziram por unanimidade, a deputada federal Luciana Santos (PE), ? presidência do partido.? Os comunistas reuniram-se? por três dias para discutir o documento de resolução política que guiará o partido no próximo período e para eleger seu novo Comitê Central.

As eleições 2018 também foram pauta do Congresso. O? PCdoB apresentou Manuela D’Ávila como pré-candidata ? Presidência da República.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do evento no fim da manhã deste domingo (19) e reafirmou o compromisso de unidade e a necessidade da construção de um projeto nacional para dar resposta ? crise. O ex-presidente desmontou a tese divisionista e manifestou a sua satisfação com a pré-candidatura de Manuela D’Àvila ? presidente da República pelo PCdoB.

Uma das tônicas do debate foi a defesa de uma Frente Ampla em torno de um projeto nacional. “Apesar das adversidades, das imensas dificuldades, a Nação e a classe trabalhadora poderão superar essa grave crise que o país atravessa. Estamos convictos de que se conseguirmos dar passos na constituição da Frente Ampla, o campo democrático, popular, patriótico poderá vencer as eleições presidenciais de 2018”, disse Luciana em sua fala de abertura.

 

Fonte: PCdoB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *