O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) divulgou nota de pesar nesta quinta-feira (15), assinada pela presidenta da legenda, deputada Luciana Santos, pela pré-candidata do PCdoB ? Presidência da República, Manuela? D’Ávila, e? pela deputada federal (PCdoB-RJ), Jandira Feghali, na qual lamenta o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, na noite desta quarta-feira (14), no Rio de Janeiro.
Marielle e Anderson, Presentes!?
Transformar o luto em luta
O Partido Comunista do Brasil expressa sua profunda indignação e emite veemente protesto em face dos covardes e bárbaros assassinatos da vereadora Marielle Franco e de Anderson Pedro Gomes, ocorridos na noite de ontem (14), na cidade do Rio de Janeiro.
Nos somamos a todas as manifestações que exigem a mais clara, transparente, profunda e célere apuração do episódio, assim como a punição, na forma da lei, dos responsáveis.
Abraçamos, nessa hora de dor e indignação, os companheiros e companheiras do PSOL, assim como os familiares de Marielle e Anderson.
A hedionda violência que ceifou a vida da militante dos direitos humanos, vereadora de esquerda, Marielle Franco, mulher, mãe, negra, faz parte da onda permanente de agressões que tiram a vida de um grande número de mulheres, jovens e negros de nosso país.
O assassinato de Marielle vem se somar a uma série de violências cometidas contra as forças progressistas e o movimento social nos últimos meses. Ainda que os episódios possam ter motivações diferenciadas, elas derivam desse ambiente regressivo e retrógrado do Brasil pós- golpe. Dramaticamente reforça a necessidade de união de amplas forças políticas para restauramos a democracia e com ela o direito do povo a segurança e a paz.
Que a nossa dor possa se transformar em uma mobilização ampla para barrar os ataques ? liberdade, ? vida e ? s garantias individuais.
Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB
Manuela D’Ávila, pré-candidata do PCdoB ? Presidência da República
Jandira Feghali, deputada federal do Rio de Janeiro