Texto de Mariana Moura
O Segundo Congresso Extraordinário do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) será realizado em março para eleger a nova composição da Direção em virtude da incorporação do Partido Pátria Livre (PPL) ? legenda, um movimento que soma forças para responder ao quadro político do país.
Em Alagoas, foram realizadas as conferências municipais e na última terça-feira 26, aconteceu a Conferência Estadual Extraordinária que mobilizou militantes, filiados e amigos do partido, lotando o auditório da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal).
Além das intervenções dos camaradas Lindinaldo Freitas, presidente estadual do PCdoB, Aloísio Barroso, membro do Comitê Central, Marcelo Malta, vice-presidente do PCdoB-AL e vice-prefeito de Satuba e Claudia Petuba, vice-presidente do PCdoB-AL, membro do Comitê Central e Secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, a Conferência Estadual elegeu os delegados ao Congresso nacional.
O presidente estadual do PCdoB, avalia que o processo do congresso extraordinário tem sido importante para o partido, pois “o país vive um quadro político novo, onde é necessário um reposicionamento das forças políticas comprometidas com os interesses dos trabalhadores e do país”, ele afirma que o momento atual exige “a construção de uma ampla frente que possa na luta concreta contra os retrocessos que virão, isolar a agenda antinacional”.
Ele apontou ainda que o PCdoB está se fortalecendo em Alagoas e que o partido apresentará novidades ainda no primeiro semestre de 2019, “estamos avançando na definição do projeto do partido para Alagoas e os municípios, iremos lançar uma grande campanha de filiação e algumas iniciativas que farão com que o partido cresça” conclui.
Foram eleitos delegados ao Congresso Nacional: Claudia Petuba, Lindinaldo Freitas e Sérgio Barroso.