Texto de Mariana Moura
Na capital alagoana, o Partido Comunista do Brasil apresenta a pré-candidatura de Cícero Filho à prefeitura. Sob acirramento ideológico com proposta de “criminalizar o comunismo”, o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça (Sindojus) aposta no diálogo e na tolerância como “o melhor mecanismo para uma boa política”.
Cícero Filho é bacharel em Direito, oficial de Justiça, músico, jornalista, apresentador de tevê e atualmente preside o Sindicato dos Oficiais de Justiça de Alagoas e é Diretor da Federação Nacional dos Oficiais de Justiça (Fojebra). A notícia de sua candidatura tem repercutido positivamente nas mídias alagoanas. Em uma entrevista à Tribuna Independente (15/11), Filho declarou que o lançamento do seu nome é “um projeto ousado”, mas que “não é estreito” e lembrou que o acirramento na política brasileira não é bom para ninguém e que por isso “é preciso haver equilíbrio”.
A pré-candidatura foi anunciada na Conferência municipal do PCdoB de Maceió, no dia 09 de novembro com a convicção de que é preciso ampliar o campo progressista e debater com mais amplitude os desafios da capital alagoana. Para o presidente do partido em Maceió, Hugo Cavalcante, Cícero Filho “tem a capacidade para fazer um programa que melhore de verdade a realidade de nossa cidade”.
Lindinaldo Freitas, presidente do PCdoB de Alagoas, destaca que “esse movimento é parte da orientação nacional do partido para a construção de projetos ousados para a próxima batalha eleitoral, com a confirmação de candidaturas às prefeituras e formação de chapas próprias competitivas para o legislativo”. Nesse sentido, de acordo com o presidente, além de Maceió, seis capitais já apresentam pré-candidaturas de comunistas: São Paulo (Orlando Silva), Salvador (Olívia Santana), Vitória (Namy Chequer), Belo Horizonte (Wadson Ribeiro), Palmas (Germana Pires) e Florianópolis (Janaina Deitos).
Com ousadia, mas com abertura ao diálogo com o amplo campo progressista, o PCdoB se destaca no debate sobre o melhor projeto para Maceió, bem como se soma às discussões das melhores candidaturas nas demais cidades alagoanas.