O Comitê Estadual de Alagoas do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, lamenta profundamente o falecimento de Eduardo Bomfim Gomes Ribeiro.
Eduardo Bomfim iniciou sua trajetória política na resistência à ditadura militar, militou no movimento estudantil, foi fundador e primeiro presidente da Sociedade Alagoana de Defesa dos Direitos Humanos, foi eleito deputado estadual (1983-1986), deputado federal constituinte (1987-1991), vereador por Maceió (1993-1996 e em 1999), além de ter atuado como Secretário de Estado da Cultura de Alagoas, Secretário Adjunto da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República e presidido a Fundação Cultural Cidade de Maceió.
Eduardo Bomfim ingressou na Ação Popular (AP) em 1970, em seguida no Partido Comunista do Brasil – PCdoB em 1972, onde foi o principal dirigente em Alagoas de 1974 a 2003 (secretário-geral do Comitê Regional entre 1974 até a legalidade, quando a denominação foi mudada para presidente estadual). Presidiu o PCdoB/AL novamente no período 2009-2013.
Incansável defensor de uma sociedade sem injustiças e desigualdade, Bomfim era um patriota que dedicou sua vida à defesa da democracia, da construção de um Brasil desenvolvido e da transformação da sociedade. Eduardo Bomfim foi um combatente pelo Socialismo.
Nesse momento de dor, o PCdoB emana votos de solidariedade à família, em nome de seus filhos Thiago e Manuela, sua esposa Selma Villela, seu irmão Pedro Nelson e a camarada Maria Yvone, aos amigos e todos que sentem sua partida. Suas ideias e história permanecerão vivas na luta do povo brasileiro!
Eduardo Bomfim, PRESENTE!
23 de outubro de 2023
Comitê Estadual do PCdoB de Alagoas