Desde a reforma eleitoral da UNE em 2006, a edição do CONUNE de 2015 será a maior: o? processo de mobilização atingiu 98% das universidades brasileiras e quase 7 mil delegados foram eleitos.
Em Alagoas, o processo elegeu 74 delegados para o 54º CONUNE, mobilizando os maiores estabelecimentos de ensino superior no estado. A UJS foi quem mais elegeu, seguida das? JSB,? UJR,? da EPS e do Trabalho (ambas do PT).? O Congresso? será realizado em Goiânia entre os dias 3 e 7 de junho.
Delegado é o estudante eleito em sua faculdade que vai ao congresso representando os demais, ele tem direito ao voto que decidirá? os rumos do movimento estudantil brasileiro pelos próximos dois anos. Estudantes? observadores podem participar das atividades do congresso,? como? debates, sessões de cinema, mesas redondas,? oficinas e atrações culturais, mas apenas? os delegados votam.
De acordo com o diretor da UNE em Alagoas, Thiago Souza, que afirma o caráter democrático? da UNE na realização de seus congressos, “a entidade tem cumprido cada vez mais seu papel de organização dos estudantes brasileiros”. Segundo ele, “as jornadas de junho de 2013 motraram o fervor da indignação da juventude que precisa estar organizada”, e ainda que “o momento político atual exige participação e organização. O sentimento de autoconstrução da juventude deve ser norteado? por uma entidade competente e responsável como é a UNE”, nesse sentido, “a crescente mobilização dos estudantes fez possível essa mobilização recorde para o 54º CONUNE”.
Por Mariana Moura