Alagoas tem cinco estudantes na Olimpíada do Conhecimento

Professor Edvaldo inaugura comitê na capital e reúne lideranças
fevereiro 20, 2017
Michel Temer em ato político em Maceió
fevereiro 20, 2017
Exibir tudo

Foram meses de preparação mas,agora, é para valer. Vinte e cinco estudantes alagoanos – sendo 23 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e dois do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – participam, desta quarta-feira (3) até sábado (6), da Olimpíada do Conhecimento, em Minas Gerais.

A maior competição de educação profissional do país é realizada pelo Departamento do Senai no Expominas, capital mineira, e reúne também estudantes dos Institutos Federais brasileiros. Alagoas é destaque na olimpíada, com a participação de cinco alunos na categoria “top one”, o que põe o regional entre os cinco melhores do Brasil, conforme o diretor das Unidades Operacionais do Senai-AL Marcelo Carvalho.

As ocupações nas quais os alagoanos estão entre os tops são Tecnologia da Informação (TI), Redes, Gráfica, Panificação e Confeitaria. Marcelo revela, ainda, que as expectativas, nesta edição do evento, são as melhores. “O Senai de Alagoas realizou expressivos investimentos em tecnologia, bem como na aquisição de máquinas e equipamentos para melhor preparar os seus alunos. Além disso, fizemos um treinamento intensivo e trocamos experiências com outros regionais”, ressaltou.

O controle emocional é outro fator importante para obter um bom resultado. Luiz Ferreira, 21 anos, que compete pelo Senai-AL na ocupação Design Gráfico, “fechou” todas as questões no primeiro dia da competição. Ele conseguiu manter a tranquilidade, apesar da pressão. “Quando faltam 30, 20, 15 minutos para acabar, eles passam gritando para avisar, aumentando a pressão. Mas atingimos o nosso objetivo no tempo correto”, revela.

Outro alagoano, Washyngton de Carvalho, de 20 anos, que compete na ocupação Soldagem, conseguiu superar o nervosismo. “Quando uma tarefa não dá certo, começa a passar muita coisa na cabeça. Mas sei que tenho de buscar a melhor pontuação para conquistar a medalha, estou centrado e focar nesse objetivo”, afirma.

Inova Senai

Paralelamente à Olimpíada do Conhecimento acontece o Inova Senai, uma mostra de processos e projetos inovadores em gestão e tecnologia alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira desenvolvidos por alunos, docentes, técnicos e consultores dos Departamentos Regionais do Senai em todo o país.

O Senai Alagoas participa com o Sigem (Sistema de Gerenciamento da Manutenção), um software que tem como objetivo viabilizar, de forma dinâmica e prática, as intervenções de manutenção, possibilitando o controle e o acesso as informações de forma eficiente e estratégica.

 

Fonte: Programa Cidadania

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *