Diversos artistas e segmentos culturais do estado ocupam desde a tarde da última quinta-feira (19), a? sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no bairro de Jaraguá. A ocupação tem por objetivo protestar contra a extinção do Ministério da Cultura já anunciada pelo governo Temer e faz parte de uma corrente de mobilizações simultâneas que ocorrem em todas as capitais.
A ocupação acontece? de forma pacífica e não tem previsão para acabar. Alguns manifestantes afirmam só sair quando cair o governo interino de Temer e programam uma? Virada Cultural? prevista para acontecer entre 3 e 5 de junho no local.
A organização diz que, durante o ato, ensaios de bandas, de teatro, coco de roda, rodas de discussões e mostras de filmes serão realizadas para ofertar material cultural aos ocupantes e ? população.Confira a programação:
De acordo com o superintendente substituto do Iphan, Sandro Gama,? as atividades realizadas no prédio serão mantidas normalmente, mesmo durante a ocupação. “Estamos definindo algumas regras de convivência entre eles e os funcionários, para garantir que as atividades permaneçam. Como eles são da área da cultura também, entenderão nossa necessidade”.
Por Mariana Moura, com informações das? agências.