Ontem, 19, o auditório da Assossiação Comercial de Algoas esteve brilhando com ternos e saltos para homenagear os mais novos comendadores e comendadeiras do estado.
Em cerimônia presidida pela Secretária Estadual de Educação Stella Albuquerque, representando o governador Theotônio Villela Filho, a mesa também foi composta pelo presidente do Conselho Estadual de Educação, Jairo Campos (Reitor da UNEAL), pelo SINTEAL na pessoa de Edna Maria Lopes e pela Secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dória.
Convocados ? cerimônia, os dez novos Comendadores entraram acompanhados dos conselheiros que o apresentaram.
O evento ficial se iniciou? com o Hino Nacional e logo após a apresentação do filme documentário “Guerreiros”, patrociando pelo governo do estado.
Após receberem suas medalhas e a diplomação, os novos comendadores da educação escolheram a comendadera Luitgarde Oliveira Cavalcanti para falar por todos. “Olha que emocionante: nove comendadores pediram para eu falar em seu nome!”, disse Luitigarde logo em sua primeira frase.
“Não restará nada de Alagoas se os governantes não mudarem a face da história”, disse a comendadeira lamentando os piores índices educacionais do país. Mas concluiu: “A? esperança é a última que morre”.
O Presidente do CEE, Jairo Campos, em sua fala, lamentou: “esse estado herdou as piores elites? do país”, mas ao falar? que “esse é um momento de reflexão”, disse que “o alagoano nasceu para brilhar e para ser bem educado” e que por isso, “nosso grande desafio é repudiar as impunidades na educação do estado”.
Por último,? falou a secretária de Educação do estado? em nome do governador. Stella Albuquerque parabenizou os homenageados dizendo que “essa é uma solenidade capaz de reconhecer e valorizar os profissionais de educação”.
A cerimônia ? concluiu com o hino de ? Alagoas e logo após foi servido um coquetel e repartido o enorme bolo branco.
Conheça os mais novos comendadores e comendareias de Elagoas por seus feitos ? Educação no estado:
? Da esquerda para a direita: Mathilde Aranha Falcão, Luitgarde Oliveira, LúciaRegueira Lucena, Eurico Lôbo, Djalmice Maria Calado, Clébio Correia deAraújo, CelimaMaria Costa LacetCéliaMargarida de SouzaCavalcante (in memoriam), Gecinaldo Soares Xucuru-Kariri e Maria Aparecida Batista de Oliveira.
Por Mariana Moura