O PCdoB de Maceió realizou sua Plenária de Filiados na última quinta, 13/10, para analisar o quadro político após o primeiro turno das eleições em nível nacional e local. A Plenária aprovou ainda uma resolução com a opinião do partido.
A análise dos comunistas leva em consideração o atual estágio da luta política no país, a necessidade de unidade entre diversos setores para impedir retrocessos como a PEC 241, aprovada em primeira votação na Câmara dos Deputados, e a construção de uma plataforma que unifique setores amplos da sociedade para enfrentar a atual crise.
Sobre o segundo turno das eleições em Maceió o Partido reafirma seu apoio ? candidatura de Cícero Almeida do PMDB e convoca a militância, filiados e amigos para realizarem intensa campanha nesse segundo turno.
Confira a Resolução aprovada na Plenária do PCdoB:
RESOLUÇÃO POLÍTICA DO PCdoB DE MACEIÓ
O Brasil atravessa um momento histórico dramático e de intensa luta política. Há uma transição em curso, na qual o resultado do primeiro turno das eleições municipais revela uma derrota momentânea das forças progressistas e de esquerda, enquanto forças conservadoras e antinacionais se fortaleceram.
O revés aberto com o golpe jurídico-midiático-parlamentar que retirou Dilma Rousseff da Presidência da República colocou em desvantagem não apenas os partidos políticos, mas também as ideias identificadas com a defesa dos interesses nacionais e com o combate ? s desigualdades sociais.
As medidas adotadas e defendidas pelo governo usurpador são de direto interesse das forças patrocinadoras do golpe, beneficiando especialmente o grande capital financeiro. A entrega dos recursos do Pré-sal e a PEC 241 são uma afronta aos interesses da nação e colocam em risco o futuro do país. Trata-se da absurda entrega das riquezas nacionais e congelamento das despesas/investimentos com educação, saúde e assistência social nos próximos vinte anos.
Cabe ? s forças progressistas, patrióticas e de esquerda extrair desse processo as lições necessárias para a construção de uma nova etapa na luta do povo brasileiro, resistindo desde já, ? s políticas antipopulares e antinacionais, ao mesmo tempo em que se monte uma plataforma que unifique amplos setores da sociedade na defesa da democracia, da retomada do desenvolvimento e do futuro do país.
As eleições municipais desse ano colocaram em evidência diversas contradições existentes entre as forças políticas que conformam o novo bloco no poder. É preciso explorar ao máximo essas contradições, sem sectarismos ou purismos. A resistência se desdobrará em diversas frentes e não será exitosa se abdicar da ação política e da disputa do conjunto das forças que atuam no seio da sociedade.
Em Maceió, o segundo turno das eleições será disputado entre Rui Palmeira (PSDB) e Cícero Almeida (PMDB). O PCdoB reafirma seu apoio e empenho pela vitória de Cícero Almeida.
Não se trata de uma disputa apenas entre as elites, como alguns tentam fazer crer. Disputam essa eleição campos políticos distintos e seu resultado está relacionado com a correlação de forças que se estabelecerá para as eleições de 2018, em nível nacional e local.
Historicamente a prefeitura de Maceió é conduzida por forças e lideranças que representam a elite econômica da cidade.? Poucas vezes essa lógica foi quebrada e uma delas foi quando Cícero Almeida foi prefeito de Maceió. Mais uma vez, não é Cícero Almeida que possui o apoio da elite e sim o candidato do PSDB, Rui Palmeira.
Cícero Almeida foi o prefeito que concluiu sua gestão com marcas importantes, além de atingir a maior aprovação que um prefeito já alcançou na capital alagoana, com 82% que avaliaram seu governo como ótimo ou bom, conquistou sua reeleição com a marca de ter obtido a maior votação dentre os prefeitos de capitais naquela eleição, ? época já com o apoio do PCdoB.
O intenso trabalho de reurbanização potencializou Maceió no cenário do turismo nacional e internacional, a reforma da orla marítima em toda sua extensão, a construção de viadutos e avenidas para escoamento do trânsito, o paisagismo cuidadoso e limpeza caprichosa da cidade fizeram com que o maceioense resgatasse sua autoestima. As milhares de ruas calçadas levaram dignidade para os moradores das regiões periféricas da cidade, até então submetidos a um cotidiano de lama e esgoto. Com a realização de concursos públicos, reajustes acima da inflação, condições de trabalho, suprimento de medicamentos nas unidades de saúde e merenda nas escolas, conquistou a admiração dos servidores públicos que massivamente expressam apoio nesta eleição.
A construção da Vila Olímpica, de Ginásio Poliesportivo, Centro de Inclusão Digital, quadras esportivas e escolas, levaram oportunidades para a juventude maceioense, que testemunharam a revitalização de regiões abandonadas como no entorno do Porto de Maceió, bairro Centro e Mercado da Produção. Tais feitos, dentre outros, o conferiram o rótulo de “prefeito do povo”, pelas inúmeras melhorias ao povo trabalhador.
Para além de suas características pessoais, como sua profunda ligação com o povo, Almeida é o candidato das forças políticas que chegaram ao governo do estado na última eleição. Forças de diversas matizes políticas, mas que se uniram em torno de um programa para Alagoas e possuem o desafio de governar em um momento de profunda crise. Para o PCdoB é de grande importância o fortalecimento desse campo político em Alagoas.
O PCdoB tem defendido que Maceió precisa ser dirigida por um projeto político que enfrente os graves gargalos da cidade, que busque superar as desigualdades que marcam profundamente a capital alagoana e que projete para o futuro, o seu desenvolvimento. Acreditamos que Cícero Almeida pode liderar esse projeto, pela experiência como gestor e sensibilidade com seu povo.
Entendemos ainda que é preciso visualizar as diversas dimensões da luta pela superação da atual política em curso no país e a retomada de um projeto de desenvolvimento soberano e com justiça social. Tal empreendimento exigirá o empenho de amplas camadas da população. Os comunistas, como sempre, não se furtarão do combate e da defesa do povo, da democracia e do Brasil.
Maceió, 13 de outubro de 2016
Plenária de Filiados do PCdoB de Maceió
Direção Municipal do PCdoB de Maceió