Professor e Vice-Reitor da Uneal receberá Comenda do Mérito Educativo Alagoano

Pelo fim da impunidade para policiais que executam inocentes, Movimentos sociais vão a Brasília solicitar aprovação do PL 447/12
fevereiro 20, 2017
Em diplomação, Renan Filho prega união e convoca nova emancipação de Alagoas pelo fim da miséria
fevereiro 20, 2017

Clébio Correia de Araújo, professor e vice-reitor da Universidade Estadual de Alagoas foi selecionado? para receber a Comenda do Mérito Educativo Alagoano. A solenidade será? presidida pelo governador? e se realizará? na sexta-feira 19, ? s 19 horas, na Associação Comercial de Maceió, localizada no bairro histórico de Jaraguá.

A Comenda do Mérito Educativo Alagoano é concedida? anualmente? durante as comemorações do aniversário do Conselho Estadual de Educação (CEE), esse ano celebrando o 52º e é conferida a dez educadores que tenham prestado relevantes serviços ? Educação em Alagoas.

Para Thiago Souza, Diretor da UNE e? Conselheiro? que indicou o nome do professor da UNEAL, a? ? “trajetória de Clébio como intelectual é marcada, desde o início, pelo envolvimento com questões relacionadas ? diversidade cultural” e justifica:? “Desde o ano de 2004, como professor da Universidade Estadual de Alagoas, Clébio Araújo tem se destacado pela sua militância incessante no enfrentamento ao racismo em Alagoas. À frente do NEAB (Núcleo de Educação Afro-Brasileira), realiza há 09 anos o Seminário Negritude e Resistência e desenvolve projetos de pesquisa e extensão com foco em cultura e relações étnico raciais. Seu trabalho tem dado suporte e visibilidade a diversos grupos da cultura afro-alagoana: quilombolas, capoeiras e terreiros de candomblé. Em 2012 e 2013, coordenou o Projeto Xangô Rezado Alto, com recursos do Ministério da Cultura e da UNEAL, que resultou no histórico pedido público de perdão do Governador Téo Vilela face ao Quebra de 1912”

Entre suas atividades, o professor Clébio Araújo ainda é desde 2011 imortal da Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências e, em 2013, foi recebido como Sócio Honorário da Academia de Letras do Município de Arapiraca.

Os nomes indicados são aprovados em sessão plenária do Conselho, com presença mínima de dois terços dos seus membros e através de voto secreto de pelo menos dois terços dos conselheiros presentes.

Além do professor Clébio Araújo,? serão agraciados pela maior honraria aos profissionais da área concedida pelo Estado, o Reitor da UFAL? Eurico de Barros Lôbo Filho e os docentes? Célia Margarida de S. Cavalcante (in memorian), Celina Maria Costa Lacet, Djalnice Maria Gama Calado,? Gecinaldo Soares de Queirós, Lúcia Regueira Lucena, Maria Aparecida Batista e Mathilde de Aranha Falcão e a antropóloga Luitgarde Oliveira Cavalcante Barros.

Os convites para participar do evento serão distribuídos pelos Conselheiros e pelos homenageados.

 

Por Mariana Moura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *