Entre a sexta-feira 13 e o sábado 14, em Maceió, se celebrou a 19ª Conferência Estadual do PCdoB, realizada no marco dos 200 anos de Alagoas.
Considerada como vitoriosa por ter a participação massiva dos delegados de todas as regiões do estado, o Verde Mar hotel, no bairro da Pajuçara, teve seu auditório lotado na noite de abertura e durante todo o sábado.
A mesa de abertura política da Conferência contou com a participação de Sinval Costa, presidente da CTB Alagoas, Heleno Alves, líder comunitário, Eduardo Vasconcelos, presidente do Sinpro, Robson Câmara, presidente da Fitraene, Pedro Mendes, presidente estadual da UJS, Zeca Farias, presidente da Câmara de Vereadores de Rio Largo, Marcelo Malta, vice-prefeito de Satuba, Ricardo Abreu, secretário nacional de organização do PCdoB, Lailson Gomes, presidente estadual do PDT e a presidente do PCdoB de Alagoas, Claudia Petuba.
As falas registraram a importância da realização da Conferência do partido no atual momento político. O presidente do PDT em Alagoas destacou a necessidade da unidade das forças democráticas no enfrentamento ao governo Temer.
Para Claudia Petuba “embora passemos por um período com conjuntura difícil, adversa ao campo do pensamento progressista, tivemos um período exitoso com avanços e conquistas. O PCdoB cresce em Alagoas e amplia seus horizontes de atuação”.
As atividades da conferência foram retomadas no sábado ainda pela manhã com a aprovação do regimento e a eleição da Mesa Diretora e das comissões auxiliares da Conferência.
Representando o Comitê Central do Partido, o dirigente Ricardo “Alemão” Abreu acompanhou todo o processo da conferência e apresentou para o debate na manhã do sábado, as teses ao 14º Congresso Nacional.
No período da tarde do sábado foi debatido o balanço do trabalho de direção do partido nos últimos dois anos e as perspectivas e desafios do PCdoB para o próximo período. A militância do partido participou ativamente da discussão realizando diversas intervenções contribuindo com o debate.
A Conferência aprovou as propostas de resolução do 14º Congresso do PCdoB e o balanço apresentado pela direção do partido. Foram eleitos os delegados ao Congresso Nacional do partido e a nova composição do Comitê Estadual do PCdoB de Alagoas, cujos membros são:
Ana Paula da Silva; Carlos Eduardo Muller; Charles Hebert C. Ferreira; Cláudia Aniceto Caetano Petuba; Dário Rosalvo Correia de Souza; Emerson Mamede Ferreira; Enio Lins de Oliveira; Hugo Cavalcante Guimarães; Jairo José Campos da Costa; João Pedro Mendes C. Pereira; José Nivaldo Cardoso Mota; Lindinaldo Freitas de Alencar; Manuela do Nascimento Lourenço; Marcelo Silva Malta; Maria Alba Correia da Silva; Maria Lucyelma da Silva; Maria Yvone Loureiro; Mariana T. de França Moura; Maurício Bezerra Bandeira; Nazareno Cirilo de Queiroz; Robson Rodrigues Câmara; Saulo Oliveira; Selma Moreira Vilella Nunes; Sinval de Melo Costa; Terezinha Rocha de Almeida; Thiago Loureiro Bomfim Ribeiro; Thiago Souza Santos; e Wagno Luis de Godez.
O novo Comitê eleito tomou posse imediatamente e realizou sua primeira reunião, logo após o encerramento da Conferência, para definir os responsáveis por área até a próxima reunião da direção, reelegendo a camarada Cláudia Petuba para a presidência do PCdoB em Alagoas.
Encerrando esse processo, Claudia afirmou que “o novo Comitê tem a responsabilidade de conduzir o partido fortalecendo nossa unidade na ação e na política, dirigindo com firmeza nossa atuação nas frentes de massas, institucional e na luta de ideias”.
Por Mariana Moura